O que a gente leva da vida? Lembranças!

Lembrancas no "gentecomgente"Momentos, situações e pessoas que passam pela vida da gente são sempre passageiros. Alguns duram anos, outros, apenas alguns segundos, mas o fato é que nada na nossa vida é para sempre, nem a gente mesmo.

E quem somos, afinal?

Somos exatamente o acúmulo de um pouco de tudo o que já passamos e vivenciamos na vida. Somos um pouco dos desafios que superamos, das pessoas e lugares que conhecemos, das lições que aprendemos dia após dia.

Memórias no "gentecomgente"E depois que tudo se vai o que sobra? São lembranças.

Lembranças nas quais guardamos tudo o que passou e que permitem, ao mesmo tempo, com que tudo isso continue vivo dentro da gente. As lembranças mantem vivos os sentimentos, as esperanças, alegrias e tristezas que colecionamos todos os dias, a vida inteira.

Entretanto, contrariando as leis das ciências lógicas e racionais, as lembranças nem sempre são determinadas pela idade de cada um. Mesmo considerando que mais anos de vida deveriam (teoricamente) significar mais lembranças, observamos que não isso não é sempre uma verdade.

Orquídeas no "gentecomgente"Gente para quem os dias se sucedem em uma mesmice monótona, em que nada de novo ou especial acontece, não tem muitas lembranças. Por quê?

Porque o nosso cérebro registra o que é novo e diferente. Os acontecimentos semelhantes que se passam após o primeiro registro em nossa memória são apenas atualizações do que guardamos inicialmente.

É por isso, que quando repetimos a mesma rotina todos os dias temos a impressão de que o tempo passa voando. Repetindo as mesmas atividades todos os dias, pouca novidade acontece e poucos registros são acrescentados às nossas lembranças.

Daí a importância de sair da rotina, de tentar fazer as mesmas atividades do dia-a-dia de um jeito diferente, a importância de sair de férias, de conhecer gente nova, de fazer amigos ou experimentar algo novo. Assim, podemos guardar mais lembranças e acrescentar mais cor, cheiro e vida à nossa vida.

Viver sem lembranças é estar morto com vida.

Clique aqui para ver mais reflexões.

Se você gostou desse tema, também poderá gostar de SEMPRE podemos ver as coisas de um jeito diferente.

Texto por Fernanda Suguino. Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida com citação obrigatória do link de origem.

About these ads

Sobre Fernanda Suguino

Gente sempre foi um assunto que me chamou a atenção. Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Psicopatologia pela USP.
Galeria | Esse post foi publicado em Reflexões e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O que a gente leva da vida? Lembranças!

  1. MARCIO FÉLIX TARIFA DAMACENO disse:

    Aula do Roberto Margall , ” as colônias se repetem, as pessoas que passam por nossa vida , bem ou mal , não passam por acaso ” ” No “acerto ” de contas , quando da separação corpo/espírito, o que realemte fez por sua vida ? fiz isso para ciclano , aquilo para fulano …, mas e por você , o que fez ?
    Sair da rotina . Você já tentou fechar os olhas ao entrar em casa ? ou escovou os dentes com a outra mão ? já tomou banho sentindo a água caindo em seu corpo , tocando seu corpo sem pensar em nada …( “o nosso cérebro registra o que é novo, diferente “)

Você também já passou por isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s