Silêncio por fora = barulho por dentro

timidez no "gentecomgente"

Muita gente que parece quieta e calada, na verdade, não expressa o barulho que os milhões de pensamentos fazem do lado de dentro.

Elas não falam muito e não demonstram o que pensam ou o que sentem.

Imagem por homemsofa.blogspot.com

São pessoas que costumam pensar bastante e que consomem muito tempo mergulhadas em seus pensamentos, remoendo possibilidades e arrependimentos que, talvez, nunca serão ditos.

o pensador no "gentecomgente"Elas até ensaiam o que gostariam de dizer, mas, quando finalmente tomam coragem para faze-lo, a oportunidade já passou, o momento não é mais propício e elas acabam desistindo.

Os mais atentos observam que, ainda assim, os introvertidos falam com o corpo. Com o olhar, com as mãos inquietas ou pernas que não param de se mexer.

Imagem por corneliuscastoriadis.wordpress.com

E por quê eles insistem em ficam em silêncio?

Muitas vezes, as pessoas tímidas tem receio do juízo que os outros vão fazer delas, o que faz com que elas se sintam inseguras. É gente que tem medo de parecer ridícula, gente que tem medo de falar besteira ou gente que prefere evitar discussões ou magoar alguém. São pessoas que tem medo de que sua opinião ou ponto de vista seja rejeitado ou criticado pelos demais.

O medo da rejeição leva à imobilidade, de modo que, essas pessoas não se posicionam ou omitem o que pensam para não serem julgadas.

Imagem por vinnygnvbrothers.blogspot.com

silencio no "gentecomgente"O que elas não percebem é que, ficar em silêncio também não faz com que sejam aceitas e amadas.

O silêncio não permite que a gente as conheça melhor e ainda dificulta o processo de integração num grupo, o fazer amigos e o reconhecimento por quem elas realmente são, já que elas não aparentam ser muito abertas ao diálogo e acabamos desistindo de insistir para que se expressem, a fim de não sermos inconvenientes.

O problema é quando o silêncio predomina a ponto de que nem os pontos negativos e nem os pontos positivos possam ser ditos. Gente que não consegue pedir uma informação ou tirar uma dúvida em sala de aula porque tem vergonha ou desliga o telefone por não ter coragem de levar a conversa adiante.

Gente extrovertida

Analisando o outro oposto, gente que fala muito e faz barulho são, lá no fundo, pessoas relativamente calmas, já que toda a agitação já foi externalizada em conversas, discussões e brincadeiras. Diferente dos introvertidos ou “falsos calmos”, como eu costumo denomina-los, as pessoas agitadas e comunicativas não costumam guardar para si o que pensam.

silencioXbarulhoEsse é o tipo de gente que conversa alto, fala sozinha, canta, dá risada e conta, para quem estiver por perto, suas fantasias, sonhos, preocupações e opiniões, mesmo que ninguém lhes tenha perguntado.

Às vezes, esse comportamento também pode ser inconveniente e é importante aprender a ser assertivo, ou seja, aprender a falar a coisa certa, na hora certa para a pessoa certa. Algumas vezes, isso também significa saber ficar em silêncio.

É verdade que, em alguns momentos, o silêncio diz mais do que mil palavras. Mas, de vez em quando, dizer alguma coisa também é bom. Tanto o excesso de silêncio, quanto o excesso de barulho podem ser negativos e o segredo é saber equilibrar esses dois extremos de acordo com a situação. Você sabe fazer isso?

Ver também:

Texto por Fernanda Suguino. Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida com citação obrigatória do link de origem.

Anúncios

Autor: Fernanda Suguino

Fascinada por gente que pensa, questiona e desafia a si mesmo. Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Psicopatologia pela NAIPPE/USP.

4 comentários em “Silêncio por fora = barulho por dentro”

    1. Oi Cá,
      Não sabia que você andava escrevendo sobre isso! Andei passeando pelo seu blog, adorei a ideia do sorteio. Parabéns! Quando será a formatura, não quero perder esse momento, hein?
      Beijos

      Curtir

Você também já passou por isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s