Ler faz a gente viajar no tempo

O pequeno príncipe no "gentecomgente"

“Ler é a mágica de entender o silêncio das palavras num diálogo incessante entre um livro que fala e uma alma que responde.”

Ler faz a gente viajar no tempo, na alma, na cultura e dentro de nós mesmos. A leitura permite que a gente conheça mundos que talvez, nunca visitemos, nem em sonhos, tão pouco, pessoalmente.

O Príncipe de Maquiável no "gentecomgente"Ler não é apenas um meio de aprender teorias, fórmulas e regras, mas também uma forma de aprender um pouco mais sobre os nossos semelhantes, os nossos sentimentos e, consequentemente, sobre nós mesmos, sobre quem somos e de onde viemos.

O diário de Anne Frank no "gentecomgente"Quando lemos uma biografia ou relatos de experiências de vida de alguém, seja narrando a sobrevivência na guerra, uma viagem ou uma história de amor, há sempre algo que leva a gente a refletir sobre três pontos fundamentais da nossa vida:

– quem somos
– de onde viemos
– e para onde vamos?

A revolução dos bichos de George Orwell no "gentecomgente"Além disso, histórias que falam da vida e das pessoas nos mostram o quanto homens dos quatro cantos do mundo sofrem dos mesmos problemas e preocupações, em idiomas e culturas diferentes.

O meu pé de laranja lima no "gentecomgente"– Conflitos familiares
– Decepções amorosas
– Impotência frente a certos problemas de saúde
Insatisfações com o trabalho ou a própria carreira

Estes são apenas alguns exemplos de situações e sentimentos que afligem as pessoas em todos os lugares do mundo, independente da nacionalidade, do sexo, da classe social ou do grau de instrução.

Capitães da areia Jorge Amado no "gentecomgente"Ler é um exercício que promove um diálogo interno e permite que a gente aprenda, cresça e amadureça com exemplos de pessoas que sequer conhecemos.

Desconhecidos, estes, que ao longo da leitura se tornam tão íntimos de nós que, depois de algum tempo, quase não podemos dizer que não os conhecemos de verdade, não é mesmo?

hábito da leitura no "gentecomgente"A leitura é uma das poucas possibilidades que temos que realmente nos permite ler pensamentos. Ler por prazer é uma das vivências mais gratificantes e enriquecedoras que existem.

Eclipse e Crepúsculo no "gentecomgente"Como é mesmo o nome daquele livro que você não conseguia largar, porque estava morrendo de curiosidade para saber os rumos que as coisas iam tomar?

Qual foi o livro que marcou a sua vida e você indicaria porque realmente valeu à pena?

Está procurando o que ler? Ficam aqui algumas dicas!

Não tenho nada disponível para download, mas indico também os livros da autora Sophie Kinsella. Tratam-se de histórias cotiadianas, leves e muito bem humoradas. Ideal, inclusive, para aprender ou aperfeiçoar um idioma, já que os títulos podem ser encontrados em várias línguas.

Texto por Fernanda Suguino. Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida com citação obrigatória do link de origem.

4 comentários Adicione o seu

  1. Camila disse:

    A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, tenho muitos outros, mas esse é um dos romances mais puro e singelo q já li, recomendo! bjs Fê

    Curtir

  2. Meu último livro foi Göttin in Gummistiefeln de Sofia Kinsella sobre uma workaholic que resolveu abandonar a vida de executiva para se tornar uma dona de casa. Rende reflexões e boas risadas! Confiram a versão em inglês: The Undomestic Goddess. E o seu, qual foi?

    Curtir

  3. Julia dos Santos Homem disse:

    Adorei, o livro que marcou aminha vida foi ”Crepusculo”.
    Obrigada,
    Att,

    Julia.

    Curtir

    1. Oi Júlia!

      Obrigada pela contribuição. Tem muita gente que já não sabe mais o que significa ler um livro e não ter vontade de parar simplesmente para saber o que está para acontecer no próximo capítulo. É uma pena…

      Abraços

      Fernanda

      Curtir

Você também já passou por isso?