Críticas ao acordo ortográfico

Estou cansada de ouvir críticas ao tal acordo, principalmente de colegas portugueses. Claro que existem interesses políticos por trás de tanto rebuliço, mas o fato é que o acordo está aí e deve ser cumprido.

acordo_ortografico_hífen

Tudo começou quando deixei um comentário em um blog (que eu prefiro não citar o nome), que criticava afiadamente o acordo ortográfico, queixando-se inclusive daqueles que, segundo eles, falavam “brasileiro“. A minha indignação foi tamanha, que resolvi escrever este post. Não que eu tenha interesse de convencer ninguém a cumpri-lo ou venho aqui defender o que é certo ou o que é errado, mas temos que admitir que a união faz a força e essa medida por ajudar a aproximar ainda mais as nações, que por inúmeros motivos, tem o Português como língua oficial.

a_uniao_faz_a_forca

Claro que toda mudança incomoda, gera transtornos, requer adaptações. Neste caso não é diferente! Você não é o único que está “sofrendo” com as novas regras. E nós, brasileiros, não temos culpa pelo fato das mudanças afetarem mais os portugueses do que os brasileiros. Quem sabe o tão criticado acordo ortográfico entre os países de Língua Portuguesa não contribui para ajudar Portugal a vencer a crise econômica que está castigando o país e o futuro dos jovens?

Segundo a reportagem, jovens portugueses estão procurando a sorte no exterior, inclusive no Brasil: “ – Gente qualificada, que vai por em prática lá fora, aquilo que aprendeu cá dentro(sic). Essa realidade afeta não só os jovens presentes na reportagem, mas centenas de jovens portugueses, que eu vejo todos os dias nas ruas de Berlim. Acho que vale à pena pesar pró e contras, antes de sair por aí atirando pedras. E, outra… o acordo ortográfico não é nenhum bicho de sete cabeças… ou é?

países_lingua_portuguesa

Imagens: google.com

Para ver o que mudou, clique abaixo:

Acordo ortográfico da Língua Portuguesa (regras) Faça o teste e veja se você entendeu as novas regras:  Teste seus conhecimentos sobre o acordo ortográfico

Texto por Fernanda Suguino. Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida com citação obrigatória do link de origem.

Anúncios

Autor: Fernanda Suguino

Fascinada por gente que pensa, questiona e desafia a si mesmo. Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Psicopatologia pela NAIPPE/USP.

Você também já passou por isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s