Por que é tão difícil entender as pessoas?

entendendo_pessoasSe vocês está lutando contra a tarefa quase impossível de entender as pessoas que lhe cercam, a única coisa que eu posso lhe assegurar é que isso não é mesmo nada fácil. Principalmente se as pessoas com quem você convive, não são capazes de responder para si mesmas duas perguntas mais do que básicas:

– quem são?
– o que esperam para si? Ou que objetivos perseguem?

Antes de achar que o problema é seu, tente limitar o Eu e o Outro. Será que você é capaz de responder a essas duas perguntas básicas sobre você mesmo?

Se a resposta for positiva, então, você já percorreu 50% do sinuoso caminho do relacionamento interpessoal. O problema é os os outros 50% dependem SEMPRE do Outro. E se a outra pessoa não é capaz de definir isso para si mesma. Não adianta você querer fazer isso por ela!

De duas uma…

esperar_felicidadeOu você se resigna e escolhe esperar até que a pessoa resolva tomar um rumo na vida.

Conselho:

Isso pode demorar anos ou, até mesmo, a vida inteira! E no final, pode ser que vocês concluam que realmente não possuem nada em comum.

esperando_a_felicidade_chegarOu você decide abandonar essa pessoa e procurar outra, que tenha semelhanças e interesses comuns aos seus.

Conselho:

Pode ser que a procura demore anos, mas finalmente quando você encontrar o seu par, o caminho promete seguir de forma mais harmoniosa.

Independente da sua escolha, vale à pena não perder de vista que toda essa energia que investimos em tentar entender as pessoas, é porque nos convencemos que seremos mais felizes acompanhados do que sozinhos. Que graça tem chegar ao paraíso e não ter com quem compartilhar essa alegria?

em_busca_do_par_perfeitoÉ realmente um dilema!

Bem, que tal então percorrer o caminho até o paraíso e torcer para encontrar alguém no caminho? Se até lá você ainda estiver sozinho, espere mais um pouco na porta do Éden! Quem sabe assim serão maiores as chances de encontrar alguém para desfrutar a vida juntos? Na pior das hipóteses, você já estará bem perto do que sempre desejou para sua vida…

caminhos_da_vida

Mas pare de tentar resolver pelos Outros, o que nem eles mesmos são capazes de resolver sozinhos. Assim, você não vai ser feliz NUNCA.

Leia também:

Texto por Fernanda Suguino. Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida com citação obrigatória do link de origem.

Anúncios

Autor: Fernanda Suguino

Fascinada por gente que pensa, questiona e desafia a si mesmo. Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Psicopatologia pela NAIPPE/USP.

2 comentários em “Por que é tão difícil entender as pessoas?”

  1. Infelizmente, cada um tem que fazer suas próprias escolhas, Vanessa. Dentre elas, inclusive, está a escolha de deixar o Outro para trás e seguir sozinho adiante. Você pode mostrar o caminho. Mas cabe ao Outro escolher te seguir… ou não.

    Curtir

  2. Se a resposta for positiva, então, você já percorreu 50% do sinuoso caminho do relacionamento interpessoal. O problema é os os outros 50% dependem SEMPRE do Outro. E se a outra pessoa não é capaz de definir isso para si mesma. Não adianta você querer fazer isso por ela!

    Curtir

Você também já passou por isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s