Felicidade é feita de momentos

Vejo tanta gente reclamando porque não é feliz. Tanta gente se pergunta o que significa felicidade, mas poucos sabem apreciar a felicidade que já possuem. Como diz o meu pai, tem muita gente que reclama de “barriga cheia”.

Felicidade é mais do que ter. Felicidade é ser! Entretanto, trata-se de um sentimento frágil e momentâneo, que às vezes se resume a segundos até. Felicidade é aquela sensação de plenitude que atingimos quando conquistamos algo muito esperado, quando vemos alguém de quem tínhamos saudades ou mesmo quando nos presenteamos com o tênis lançamento que vimos na propaganda da televisão.

livro ter-ou-ser-erich-fromm
livro ter-ou-ser-erich-fromm

Muita gente confunde o ser e o ter. Para estes, indico o livro “Ter ou ser?” de Erich Fromm. O que muitos não entendem é que felicidade não se compra, se conquista. Ser rico não é necessariamente sinônimo de ser feliz.

Tem muita gente viva que parece estar morta por dentro. Trata-se de uma espécie de morto-vivo. São pessoas que vivem uma vida morna, dias cinzas e sonhos esquecidos. Para elas, falta emoção, falta força de vontade, falta vida. E quando isso falta, falta simplesmente tudo.

“Se você não tem vontade, então falta tudo… falta tempo, falta energia, falta dinheiro, falta paciência…” (Fernanda Suguino)

As coisas perdem o sentido. Falta coragem para mudar a realidade. Por outro lado, sobra inveja, reclamação e pessimismo. Estão sempre a criticar o outro, porque criticar é muito mais fácil do que fazer melhor. São pessoas que preferem não correr riscos para assegurar o (pouco) que tem. O que elas não percebem é que nunca serão felizes tentando viver a vida alheia.

Paixão pelo que se faz não se vende e não se compra, se descobre, se desenvolve e se lapida. Os apaixonados pela vida e pelo que fazem se destacam naturalmente. Irradiam energia, atraem a atenção e movimentam o meio em que vivem. Pessoas mornas e cinzas permanecem (infelizes) sempre no mesmo lugar.

felicidade morta

E se você ainda precisa ver com os próprios olhos o que significa ser feliz, então assista esse vídeo recomendado pelo meu querido professor e mestre Roberto Clapes Margall. Apesar do conteúdo estar em inglês, o conteúdo se expressa por si mesmo.

Entendeu agora o que significa felicidade?

Leia também:

Texto por Fernanda Suguino. Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida com citação obrigatória do link de origem.

Anúncios

Autor: Fernanda Suguino

Fascinada por gente que pensa, questiona e desafia a si mesmo. Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Psicopatologia pela NAIPPE/USP.

Você também já passou por isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s