Assertividade – Por que as pessoas complicam o que deveria ser simples?

Por que as pessoas complicam o que deveria ser simples? Talvez você já tenha percebido que isso é mais comum do que devia. Fazem tempestade em copo d´água, falam o que não devem, fazem o que não devem e tornam o fácil muito complicado.

Seja assertivo

zangadoMuito se fala em esperar a hora certa! Falar a coisa certa no lugar certo e na hora certa. Fácil né? Mas todos sabemos que, se fosse fácil, os problemas e mal entendidos jamais aconteceriam. Ser assertivo, ou seja, falar a coisa certa no lugar certo e na hora certa, realmente é complicado. É só analisar o número de vezes que você conseguiu fazer isso com sucesso. Quantas foram?

Pensar antes de falar pode ajudar. Claro que nem sempre conseguimos esse auto-controle, mas como tudo no ser humano é treino, podemos tentar.

Vale a pena refletir por um tempinho para pensar:

– se o que pretendemos falar realmente é o apropriado

– se esta é a melhor forma de dizer o que queremos

– se o você quer dizer condiz com a sua intenção

– como você se sentiria se ouvisse isso

O tom é o adequado? Estas são as melhores palavras para dizer o que você quer? Qual é a sua intenção? Será que você não está dando margem à dupla interpretação sem perceber?

Como fazer isso?

Concordo que são muitos detalhes para pensar em um tempo tão curto. Mas se não der tempo de pensar em tudo, pense apenas no último item:

Como você se sentiria se ouvisse isso???

De todos, acredito que este seja o mais importante, justamente porque, ao pensar nisso, consideramos todos os outros detalhes automaticamente. E se você chegar à conclusão de que não se sentiria bem ao ouvir isso, talvez a melhor saída seja dizer apenas: “ – Vou pensar a respeito”.

A dica é simples, mas garanto que os benefícios são imensos.

Experimente!

Imagem por pensamentosdecao.blogs.sapo.pt

Leia também:

Texto por Fernanda Suguino. Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida com citação obrigatória do link de origem.

Você também já passou por isso?